Etnografias de eventos críticos na América Latina: memórias, testemunhos e traumas
Org.: Cornelia Eckert (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
Maria Luiza Rodrigues Souza (Universidade Federal de Goiás);
Telma Camargo da Silva (Universidade Federal de Goiás)
A revista SOCIEDADE E CULTURA torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Etnografias de eventos críticos na América Latina: memórias, testemunhos e traumas”, organizado pelas profas. Cornelia Eckert (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Maria Luiza Rodrigues Souza (Universidade Federal de Goiás) e Telma Camargo da Silva (Universidade Federal de Goiás). A publicação é prevista para o v. 14, n. 2 –jul./dez., 2º semestre de 2011.
Serão aceitos artigos escritos em português, inglês ou espanhol, que estejam em conformidade com as normas da revista (disponíveis em www.revistas.ufg.br/index.php/fchf), e que digam respeito ao tema proposto pelas organizadoras, assim formulado:
Este dossiê objetiva reunir estudos etnográficos sobre violência social, desastre, conflito e sofrimento social vivenciados na história recente da América Latina e que podem ser abarcados pelo conceito de evento crítico. Eventos críticos perpassam diferentes instituições, transformando o cotidiano dos indivíduos e das famílias e grupos atingidos nas suas relações com a comunidade, a burocracia, o sistema judicial, o saber médico, e o Estado entre outros. Esta temática tem sido objeto de reflexão e discussão em Grupos de Trabalho organizados nas reuniões da Associação Brasileira de Antropologia – RBA - desde 2006 e em eventos internacionais como no âmbito da RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul. Nesta perspectiva, este dossiê contemplará artigos inéditos que, a partir da realidade latino- americana e da perspectiva etnográfica, analisem, por um lado, estas múltiplas experiências de rupturas na vida cotidiana e as diversas formas através das quais as memórias destas vivências são registradas: a documentação iconográfica, a produção cinematográfica e das artes plásticas, registros musicais e narrativas orais, entre outras expressões. Por outro lado, artigos que problematizem os aspectos éticos decorrentes da atuação do antropólogo nos contextos de conflito também serão apreciados.
As contribuições devem ser enviadas diretamente para as organizadoras, através dos e-mail/s: corneliaeckert@terra.com.br
mariluizars@yahoo.com.br
tcamargo@uol.com.br
Prazo para o envio: 10 de Maio de 2011.
Além dos artigos para o dossiê, SOCIEDADE E CULTURA também recebe, em fluxo contínuo, outras contribuições: artigos sobre temas diversos, notas de pesquisa, resenhas de livros relevantes nas ciências sociais.
Tais textos devem ser enviados aos editores da revista, conforme os meios indicados nas normas para submissão.
Agradezco a la prof. Cecilia Guadalupe por esta información publicada.
No hay comentarios:
Publicar un comentario