martes, 23 de noviembre de 2010

Revista URBANA Ano 3, N.4 Vol. I

Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade

CIEC-IFCH/UNICAMP
http://www.ifch.unicamp.br/ciec/principal.php
Chamada de artigos para publicação
DOSSIÊ OS ERUDITOS E A CIDADE
Editores Responsáveis pelo Número
Prof. Dr. Rodrigo de Faria (UnB) e Profa. Dra. Josianne Cerasoli (UFU)
Editorial
Trajetória ou Biografia? Uma ou outra seriam entradas indistintas para estudos sobre a experiência vivida por algum personagem? Trajetória remeteria imediatamente ao aspecto profissional dessa experiência pessoal, portanto, Trajetória Profissional? Seria a Biografia justificável somente pela abordagem da experiência pessoal? Ou ainda, seria possível falar em Biografia Profissional, como uma “entrada” que remete necessariamente para a experiência profissional e pessoal?
A proposta do Dossiê “Os Eruditos e a Cidade” ” não indica qual a “entrada” possível, correta ou necessária, se Trajetória ou Biografia, se Trajetória Profissional ou Biografia Profissional, mas apresenta uma oportunidade para se discutir o tema. As perguntas são, antes, instrumentos para informar a necessidade de pensar conceitualmente cada estudo. Não se pretende nenhuma homogeneização dos procedimentos interpretativos, tão pouco evitar divergências conceituais nas análises. Interessa aqui colocar em diálogo, contraditórios ou não, os diversos campos disciplinares acadêmicos a partir das suas estruturas conceituais para pensar o papel, a atuação, as proposições de representantes dos saberes em suas ações sobre a cidade.
Médicos, Engenheiros, Urbanistas, Arquitetos, Geógrafos (e outros possíveis personagens que tematizaram o urbano) figuram entre aqueles que fizeram dos saberes eruditos seu referencial para problematizar e atuar na cidade, seja na construção das infra-estruturas urbanas, dos sistemas viários, dos planos para moradias e saneamento habitacional, dos planos de expansão urbana, dos planos de intervenção urbana, das obras de abastecimento de água, ou ainda na configuração de um campo profissional para se pensar a cidade, por meio de associações, conferências, instituições de ensino, na administração municipal, entre outras atuações. O interesse do Dossiê “Os Eruditos e a Cidade” é justamente perscrutar a atuação daqueles que a partir de sua formação técnica e erudita atuaram na construção do sistema urbano brasileiro ou na forma de se pensar a cidade, sobretudo pela ação direta nas municipalidades.
Perscrutar a vida de uma pessoa não é tarefa simples. A vida profissional pode ser algo fugidia ao pesquisador, sobretudo quando os vestígios da sua trajetória profissional são restritos quantitativamente, ou ainda restritos qualitativamente, quando se depara com aspectos “lacunares” dessa vida, por vezes destituídos de vestígios documentais mais amplos que propiciem uma interpretação substantiva e profunda. Cartas, ofícios, memoriais, projetos, filiações institucionais, interlocutores e tantas outras categorias documentais que viabilizariam uma interpretação mais detalhada, articulada às tramas técnicas, sociais e profissionais que cada vida consubstanciou, orientam, portanto, (e justamente pela eventual inexistência de uma documentação mais densa) uma interpretação interessada não apenas em sua trajetória, digamos, individualizada ou singularizada, mas antes ampliada para as articulações desse personagem, e dos saberes que orientam suas propostas, às questões em pauta em cada momento histórico.
A partir dessas considerações sobre as possibilidades para se pensar a atuação dos profissionais na construção das cidades, o Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade convida pesquisadores e pós-graduandos a encaminhar artigos para a Revista URBANA N.4, Dossiê OS ERUDITOS E A CIDADE.
Salientamos que a Revista não é composta apenas por artigos cuja abordagem tenha relação exclusiva com a proposta do Dossiê. Integra a Revista uma seção de artigos livres, traduções e resenhas.
Calendário:
Chamada/envio de artigos: setembro/2010 a janeiro/2011
Os trabalhos deverão ser enviados até 31 de janeiro de 2011. As normas e procedimentos para publicação estão disponíveis no sítio eletrônico da Revista:
Endereço Eletrônico para informações: urbana.ciec@gmail.com

Agradezco al Profesor Horacio Zapata por esta información que contribuye al crecimiento y actualización de este blog.


No hay comentarios: